domingo, 13 de março de 2011

8 jogos que desenvolvem o perfil empreendedor

Especialistas indicam jogos que ajudam a desenvolver habilidades úteis para quem pensa em abrir um negócio no futuro.

Brincadeira de gente grande

São Paulo - Quer aprender a empreender se divertindo? Confira uma seleção de jogos feita por dois especialistas em empreendedorismo – Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, e Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper – que ajudam a desenvolver habilidades úteis para quem pensa em abrir um negócio no futuro. Divirta-se!


Xadrez

Com mais de um milênio de existência, o xadrez continua atual. Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, ensina o futuro empreendedor a pensar de maneira estratégica. “É um jogo que exige que você tenha uma visão global da situação e seja capaz de antecipar os movimentos do adversário”, aponta Viesti. Além disso, estimula o jogador a exercitar o risco calculado. “Às vezes você tem que ter coragem de fazer movimentos ousados para vencer”, destaca o professor.




WAR

As quase intermináveis partidas de WAR têm muito à acrescentar à bagagem de um futuro empreendedor. O objetivo final é conquistar territórios, mas para chegar lá é preciso traçar estratégias, fazer alianças e confundir os adversários. “É um jogo de estratégia. Quando bem jogado e contra jogadores experientes, é possível explorar todas as nuances de decisões que tomamos para atingir determinados objetivos”, aponta Hashimoto.



The Sims

O jogo de simulação de vidas para computador que virou uma verdadeira febre na última década ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade do empreendedor. “O jogador tem que cumprir uma série de obrigações, entre elas a de ganhar dinheiro para sustentar a família”, observa Viesti. A série já teve até um pacote de expansão - The Sims 2: Aberto para Negócios - que permitia ao personagem criar e gerenciar seu próprio empreendimento.

Super Mario

Até os jogos de aventura para videogame, como o consagrado Super Mario Bros, tem algo a acrescentar ao desenvolvimento do perfil empreendedor.  Ao fazer com que o jogador repita várias vezes a mesma fase à exaustão até chegar ao objetivo final, ajudam a desenvolver a paciência e a persistência. “Muitos empreendedores desistem na primeira dificuldade. Neste tipo de jogo, como no empreendedorismo, só triunfa quem persiste”, destaca Viesti.


Café World

Jogos que colocam o usuário no comando do próprio negócio, como Theme Hospital, em que o usuário administra um hospital, ou RollerCoaster Tycoon, no qual a missão é construir um parque de diversões, sempre fizeram sucesso entre os jogadores. Com as versões para redes sociais, como Café World, tornaram-se ainda mais populares. Além de cuidar do próprio empreendimento, o usuário pode interagir com os amigos e observar o sucesso (ou fracasso) do negócio do vizinho. Para fazer com que o usuário volte mais vezes, os jogos sociais também colocam obrigações, como acompanhar o andamento de um prato. “É uma analogia interessante, porque como na vida real, você tem que estar presente para as coisas acontecerem.Quem é dono do próprio negócio acaba trabalhando muito mais do que um empregado”, alerta Viesti.

Championship Manager

Os softwares de gestão de times de futebol para computador, como o Championship Manager,  permitem que o jogador compre e venda atletas, escolha os campeonatos de que vai participar, gerencie treinos e escalações, defina salários e negocie transferências, atuando como treinador e presidente do clube ao mesmo tempo. “É um ótimo treino para quem vai ter que lidar com gestão de equipes e contratações no futuro”, define Viesti.


Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-jogos-que-desenvolvem-o-perfil-empreendedor?p=9#link

Nenhum comentário:

Postar um comentário